Fale Conosco FALE CONOSCO! arrow MERCADO BRASILEIRO E AMÉRICA LATINA arrow ENGLISH VERSION English
E3Tech
Sobre
 


Processos de Certificação

INMETRO



A certificação de produtos, processos, serviços, sistemas de gestão e pessoal é, por definição, realizada por terceira parte, isto é, por uma organização independente, acreditada pelo Inmetro, para executar a avaliação da conformidade de um ou mais destes objetos. Ao acreditar um organismo de certificação, o Inmetro o reconhece competente para avaliar um objeto, com base em regras preestabelecidas, na maior parte das vezes, pelo próprio Inmetro.

Dependendo do produto, do processo produtivo, das características da matéria prima, de aspectos econômicos e do nível de confiança necessário, entre outros fatores, determina-se o modelo de certificação a ser utilizado. O modelo de certificação consta descrito no Regulamento de Avaliação da Conformidade ou nos Regulamentos Técnicos da Qualidade emitidos pelo INMETRO.

 

Os modelos mais utilizados para certificação de produtos são:

Ticket Modelo de Certificação 4 - Avaliação inicial consistindo de ensaios em amostras retiradas no fabricante seguido de avaliação de manutenção periódica através de coleta de amostras do produto na fábrica e no comércio, combinados ou alternadamente, para realização das atividades de avaliação da conformidade. As Avaliações de Manutenção têm por objetivo verificar se os itens produzidos após a atestação da conformidade inicial (emissão do Certificado da Conformidade) permanecem conformes. A manutenção pode incluir a avaliação periódica do processo produtivo.

Ticket Modelo de Certificação 5 - Avaliação inicial consistindo de ensaios em amostras retiradas no fabricante, incluindo auditoria do Sistema de Gestão da Qualidade, seguida de avaliação de manutenção periódica através de coleta de amostra do produto na fábrica e/ou no comércio, para realização das atividades de avaliação da conformidade. As Avaliações de Manutenção têm por objetivo verificar se os itens produzidos após a atestação da conformidade inicial (emissão do Certificado da Conformidade) permanecem conformes. A manutenção inclui a avaliação periódica do processo produtivo, ou a auditoria.

 

Existem dois tipos de certificação, dentro do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade: Certificações Voluntárias ou Compulsórias.

Ticket As certificações voluntárias são aquelas em que a empresa define se deve ou não certificar o seu produto, e acordo com o disposto em uma norma técnica, partir dos benefícios que identifique que essa certificação pode trazer ao seu negócio.

Ticket As certificações compulsórias são aquelas em que um regulamento determina que a empresa só pode produzir/comercializar um produto depois que ele estiver certificado.

Em ambos os casos, uma portaria do Inmetro define os requisitos obrigatórios a serem seguidos por todas as empresas que produzam um determinado produto, bem como os prazos que a empresa terá para se adequar ao regulamento.

O primeiro passo, então, é descobrir se há uma certificação aplicável ao seu produto, e se esta certificação é compulsória ou voluntária. A lista de produtos abrangidos por Programa de Avaliação da Conformidade desenvolvidos pelo Inmetro pode ser consultada no site do instituto nos seguintes links:

Ticket Produtos com Certificação Voluntária:
http://www.inmetro.gov.br/qualidade/rtepac/voluntarios.asp

Ticket Produtos com Certificação Compulsória:
http://www.inmetro.gov.br/qualidade/rtepac/compulsorios.asp

 

Depois de confirmada a existência de um programa de certificação para o seu produto e de se determinar se ela é compulsória ou voluntária, o próximo passo é avaliar se a empresa requisitante atende os requisitos necessários para solicitar a certificação.

O passo seguinte é então contratar um Organismo de Certificação de Produto (OCP) acreditado pela CGCRE para realizar o processo de certificação referente ao seu produto, e caso sejam exigidos ensaios, contratar um laboratório de ensaios acreditados pela CGCRE para a realização dos ensaios de certificação.

O comprometimento da E3Tech é reduzir prazos e custos aos nossos clientes.

Por meio dessa busca constante, formamos parceiros ao longo dos mais de 15 anos de atuação neste segmento que nos permitem afirmar que isso é possível. Devido ao grande volume e demanda constante que a E3Tech tem junto aos OCP’s e Laboratórios, conseguimos prazos, preços e condições comerciais diferenciadas aos nossos clientes.

A E3Tech possui parceria com os melhores laboratórios e certificadoras do mercado e consegue oferecer o melhor preço e o menor prazo disponível no mercado. Além disso, conta com um corpo técnico altamente qualificado, que resolve todos os tipos de problemas para tornar a tarefa de certificação algo simples.

Adicionalmente, pode ser exigido o Registro do Objeto, que é um serviço relativamente novo no INMETRO, realizado à partir de janeiro de 2010, conforme determinado na Resolução Conmetro nº 5, de 06 de maio de 2008. O Registro os Objetos cobertos por esse ato legal, serão feitos na medida em que forem publicadas as Portarias que aprovam os Requisitos de Avaliação da Conformidade – RAC.

 

Maiores informações sobre o registro de objeto pode ser obtido em:
http://www.inmetro.gov.br/qualidade/regObjetos.asp

 

Fonte: www.inmetro.gov.br, acessado em 10/01/2017.

 

E3Tech © Copyright E3Tech 2017
Sede: Rua Guengo Kobayashi, 411 - Sumaré-SP - Brasil
Escritório operacional: Avenida da Amizade, nº 1420, Sala 312, Bloco 2 - Sumaré-SP - Brasil


Fones: +55 (19) 2222-3328
E-mail: contato@e3tech.com.br
English version
Talk us


Desenvolvido por
Bernardi Design