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E3Tech
Sobre
 


Processos de Certificação

ANATEL



O processo de aprovação ANATEL visa garantir aos usuários de produtos de telecomunicações, um padrão mínimo de qualidade, segurança, interoperabilidade e promover a proteção ao espectro radioelétrico, recurso escasso e finito.

A resolução ANATEL 242/2000 estabeleceu a compulsoriedade para a certificação e homologação de produtos de telecomunicações a serem comercializados no território nacional.

O modelo de certificação ANATEL adotado pela Resolução ANATEL 242/2000 se baseia na realização de ensaios de certificação em laboratórios designados pela ANATEL. Os testes obrigatórios são aqueles definidos nos requisitos de categoria, documento no qual a OCD se baseia para solicitar os ensaios necessários. Após os ensaios, os resultados de ensaios são analisados e caso demonstrem conformidade com os requisitos, um certificado de conformidade é emitido.

Este certificado junto com outros documentos relevantes como Manuais, fotos internas, declarações do fabricante e documentação do produto é então submetido à ANATEL que irá proceder a homologação do produto.

A ANATEL através das resoluções ANATEL 242/2000 e 323/2002 dividiu os equipamentos de telecomunicações da seguinte forma:

Ticket Produtos para Telecomunicação da Categoria I: equipamentos terminais destinados ao uso do público em geral para acesso a serviço de telecomunicações de interesse coletivo;

Ticket Produtos para Telecomunicação da Categoria II: equipamentos não incluídos na definição da Categoria I, mas que fazem uso do espectro radioelétrico para transmissão de sinais, incluindo-se antenas e aqueles caracterizados, em regulamento específico, como equipamentos de radiocomunicação de radiação restrita;

Ticket Produtos para Telecomunicação da Categoria III: quaisquer produtos ou equipamentos não enquadrados nas definições das Categorias I e II, cuja regulamentação seja necessário.

 

Abaixo, apresentamos o fluxo de uma certificação inicial e apresentamos a forma como a E3Tech simplifica, reduz custos e prazos na certificação e homologação de um produto.

O comprometimento da E3Tech é reduzir prazos e custos aos nossos clientes.

Por meio dessa busca constante, formamos parceiros ao longo dos mais de 15 anos de atuação neste segmento que nos permitem afirmar que isso é possível. Devido ao grande volume e demanda constante que a E3Tech tem junto aos OCD’s e Laboratórios, conseguimos prazos, preços e condições comerciais diferenciadas aos nossos clientes.

A E3Tech possui parceria com os melhores laboratórios e certificadoras do mercado e consegue oferecer o melhor preço e o menor prazo disponível no mercado. Além disso, conta com um corpo técnico altamente qualificado, que resolve todos os tipos de problemas para tornar a tarefa de certificação algo simples.

 

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Após a obtenção da homologação inicial, é necessária a realização de uma manutenção, em função da categoria do equipamento, conforme descrito abaixo:

Ticket Categoria I – a cada 12 meses

Ticket Categoria II – a cada 24 meses

Ticket Categoria III – sem validade (necessário estar atualizado em relação às alterações normativas)

 

O processo de manutenção consiste basicamente em:

Ticket Verificar se o equipamento está devidamente marcado com as informações obrigatórias;

Ticket Verificar se o produto sofreu modificações desde a certificação inicial;

Ticket Coletar fotos recentes e documentos atualizados em relação ao produto;

Ticket Realizar ensaios de manutenção (quando aplicável);

Ticket Promover a análise da documentação em um OCD;

Ticket Emitir um novo certificado, com nova validade.

A E3Tech pode auxiliar em qualquer etapa acima ou em todas. Conte com nosso apoio para aprovar os seus produtos junto a ANATEL.

 

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